Semar: Piauí possui 6 mi de hectares de cerrado agricultáveis

Segundo secretário Dalton Macambira, apenas 10% do total de terras agricultáveis é aproveitado

O Piauí possui a maior área preservada do Cerrado brasileiro. Quem garante é o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, baseado no estudo Monitoramento dos Biomas Brasileiro 2009-2010, divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente neste mês de setembro.
De acordo com Dalton Macambira, o Estado possui 12 milhões de hectares de Cerrado. Desse total, seis milhões – localizados na região sudoeste do Estado – são destinados à agricultura. “Atualmente, apenas 10% da área agricultável estão sendo utilizados. Ou seja, a utilização da área agricultável do Cerrado piauiense ainda está na sua etapa inicial", explica.

Segundo Dalton Macambira, o Governo do Estado tomou três importantes providências para que o Piauí mantenha sua área de Cerrado preservada. Primeiro, alterou o Código Florestal do Piauí, aumentando as reservas florestais de 20% para 30%. Em estados como São Paulo e Paraná, por exemplo, as reservas são de apenas 20%.

Além disso, o Governo do Estado adotou a política de tolerância zero referente ao desmatamento ilegal e à produção ilegal de carvão. "O Governo do Estado não admite desmatamento ilegal e produção ilegal de carvão. Defendemos o desenvolvimento, mas não queremos um desenvolvimento a qualquer custo”, destacou. A medida tem dado certo. Em 2010, o Governo do Estado arrecadou mais de R$ 10 milhões em multas. Neste ano, as multas já chegaram a R$ 5 milhões.

Por último, o Governo do Estado está providenciando o zoneamento ecológico e econômico dos cerrados, que deve ser finalizado até o final do ano. "Com o zoneamento, poderemos ter informações precisas sobre que áreas são destinadas à produção e que áreas são destinadas à preservação nos cerrados."

Fonte: cidadeverde.com