Reitor reafirma condições para interiorizar a UFC

A continuidade da política de expansão da UFC é um propósito da atual Administração Superior, mas só prosseguirá se tiver garantias efetivas do Ministério da Educação para levar adiante o processo, foi o que disse o Reitor Jesualdo Farias ao Deputado Federal João Ananias (PCdoB), recebido na última semana.

UFC

Na audiência, que aconteceu juntamente com uma comitiva da cidade de Russas, o Reitor acrescentou que o empenho de expandir o Ensino Superior de qualidade vem junto com a determinação de assegurar sua sustentabilidade. O parlamentar expôs ao Reitor os motivos pelos quais o Município de Russas, no Vale do Jaguaribe, reivindica um campus da UFC e falou do que está sendo feito para viabilizar o projeto.

O Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas informou que já está disponível uma área de 54 hectares, de fácil acesso, com infraestrutura, para a construção de um futuro campus. O Prof. Jesualdo Farias reafirmou os argumentos iniciais relativos aos pré-requisitos para levar a UFC para o Interior do Ceará.

O Reitor fez um relato do processo de implantação dos campi nas regiões Norte (Sobral), Sertão Central (Quixadá) e Cariri (Juazeiro, Barbalha e Crato). Falou das dificuldades e enumerou os itens necessários para que seja dado prosseguimento à interiorização: garantia, por parte do Ministério da Educação, da criação de vagas para professores e técnico-administrativos; todos os recursos para a implantação da infraestrutura física e de equipamentos e custeio das atividades. Seria necessária, ainda, a criação, pelo Congresso Nacional, dos cargos de Diretor, Vice-Diretor e coordenadores de cursos, entre outros.

Além do Deputado João Ananias e do Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, integravam a comitiva o Vice-Prefeito Paulo Augusto Campelo Bessa, Vereador Paulo Santiago, representante do Hospital e Casa de Saúde, Margariada Maia Rocha Campelo, representante das igrejas evangélicas, João Batista Coelho Freire, e os assessores Gilberto Bastos e Reginaldo Matoso.

Fonte: Portal da UFC