Sem categoria

Partido Comunista e Socialista da Venezuela protestam contra EUA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e os partidos Comunista (PCV) e Socialista da Venezuela (PSUV) repudiaram nesta terça-feira (31) as represálias dos Estados Unidos contra a empresa estatal de petróleo e defenderam o reforço de ações em defesa da soberania do país.

Os partidos ressaltaram a resposta popular às sanções de Washington contra a Petroleos da Venezuela (PDVSA) por manter relações comerciais com o setor energético do Irã. As medidas também foram consideradas uma agressão a empresa, ao governo e ao direito de manter vínculos com qualquer nação do planeta.

Segundo o membro da Direção Nacional do PSVU, Carlos Escarrá, os conselhos legislativos e municipais do grupo aprovaram acordos em resposta à intervenção dos Estados Unidos à Venezuela. “Ninguém vai destruir o que nos custou tanto para construir. A indústria petroleira é soberana e seguirá sendo soberana”.

Já o integrante do Comitê Central do PCV, Oswaldo Ramos, incentivou a formação do Polo Patriótico para enfrentar o considerado “principal inimigo da revolução bolivariana”. Essa iniciativa busca reunir as forças revolucionárias do país sul-americano para 2012, quando Chávez tentará se reeleger.

Os partidos acompanharam a população venezuelana durante as manifestações realizadas em todo o país em protesto contra as medidas norte-americanas.

O subsecretário de Estado norte-americano, James Steinberg, afirmou na última terça-feira que as medidas contra Caracas são decorrentes da negociação que o país manteve com o Irã, em violação das proibições anunciadas por Washington. Steinberg anunciou ainda sanções adicionais contra negócios da China, Síria, Belarús por envolverem atividades de proliferação nuclear, envolvendo tanto o Irã quanto a Coreia.

Fonte: Cuba Debate