Salão do Livro do Piauí terá grandes autores

Autores nacionais e grandes nomes piauienses estão na programação do Salão do Livro do Piauí

SALIPI 2011 - INTERNET
Em sua 9ª edição, o Salão do Livro do Piauí – Salipi – , que acontece no período de 5 a 12 de junho, no Complexo Cultural da Praça Pedro II, já está com toda a programação definida: shows, palestras, bate-papo e estandes com livros para todas as idades e gostos. A abertura, prevista para as 18h30, será no auditório do Clube dos Diários, com palestra do historiador e escritor Laurentino Gomes.

O convidado para a abertura do evento, Laurentino Gomes, é autor de obras que despontaram no mercado editorial pela grande aceitação, 1808 e 1822: a primeira sobre a vinda da família real de Portugal para o Brasil, sua permanência e consequências; a segunda obra, também de grande relevância, traça as lutas regionais que culminaram com a independência do Brasil do jugo português.

Outros convidados, além de Laurentino Gomes, também estarão no Salipi 2011: Guilherme Fiúza, João Gilberto Noll, Ana Paula Maia e José Carlos Capinan. Na quinta-feira, 10, a noite será internacional com palestra do cubano Alpidio Alonso-Grau. Os piauienses também são destaque no evento: o escritor Assis Brasil, o cineasta Douglas Machado e o jornalista Gustavo Said ministram palestras.

O homenageado deste ano é o professor e escritor Raimundo Santana, ex-presidente da Academia Piauiense de Letras. O Salão lembra ainda o centenário de nascimento de Dinah Silveira de Queiroz, o centenário de nascimento de Nelson Cavaquinho e o escritor Moacir Scliar (in memoriam). Um dos coordenadores do evento, Feliciano Bezerra, destaca que o público poderá conferir uma programação recheada de muita dança, música popular, poesia, lançamentos e tudo mais que educa e diverte. "Tudo que é tradição no Salipi será mantido", afirma, lembrando que a expectativa de público este ano é de quase 200 mil pessoas.

"O que você não encontra nas livrarias, você encontra no Salão, que tem opções, tem produtos para todos os gostos", garante Luiz Romero, presidente da Fundação Quixote, instituição responsável pelo Salipi. No dia 12 de junho, última noite, o show fica por conta das bandas Validuaté e Valor de PI, a partir das 18h30. As duas atrações, reconhecidamente bandas de sucesso, darão ao encerramento do evento caráter festivo, mostrando o som feito no Piauí, consagrado em diferentes regiões do país.

Fonte/Reprodução: Portal O Dia