Sem categoria

Sérvia extradita às pressas Mladic para Haia

A ministra da Justiça da Sérvia, Snezana Malovic, informou nesta terça-feira (31) que assinou a ordem de extradição de Ratko Mladic que foi imediatamente levado para o Aeroporto de Belgrado. Pouco antes das 15h, horário de Brasília, o avião com Mladic aterrissou no Aeroporto de Roterdã.

A partida de Mladic foi mais rápida do que se previa. Para evitar protestos de simpatizantes a apoiadores de Mladic, ele foi colocado no avião antes mesmo de o governo confirmar sua partida.

No domingo, milhares de pessoas se reuniram em Belgrado para protestar contra a prisão e a extradição de Mladic, ex-comandante do Exército sérvio-bósnio e considerado herói nacional por milhares de sérvios. Os manifestantes também criticaram o governo pró-ocidental de Boris Tadic.

O tribunal em Belgrado foi bastante rápido para tomar a decisão de extraditar o prisioneiro, horas depois de receber o recurso do advogado de Mladic, Milos Saljic, na manhã desta terça-feira.

Saljic demonstrou no recurso que o ex-general fora vítima de dois acidentes vasculares no cérebro e precisa de cuidados médicos, não tendo condições de enfrentar um julgamento.

Depois da decisão tomada pelo tribunal em Belgrado, de rejeitar o pedido de recurso, o procedimento de transporte até o aeroporto foi rápido. De Haia, ele deverá ser levado para um centro de detenção do Tribunal Penal Internacional, na cidade de Scheveningen.

Na manifestação de domingo, o filho de Mladic, Darko Mladic, desmentiu que o pai tenha dado ordens para o massacre de Srebrenica, em 1995, quando 7,5 mil homens e meninos muçulmanos foram mortos.

Com agências