Corte Suprema dos EUA não aceita demanda sobre prisões secretas
A Corte Suprema dos Estados Unidos rechaçou a demanda de cinco pessoas que afirmam que foram torturadas e presas ilegalmente como suspeitas pelo atentado de 11 de setembro de 2001.
Publicado 01/06/2011 16:09
Trata-se de um programa da CIA de transporte de pessoas suspeitas de terrorismo até prisões secretas localizadas fora dos EUA.
De fato, a administração de Barack Obama reconheceu a existência deste sistema, afirmando que a justiça deveria rechaçar o caso porque revela dados que “ameaçam a segurança dos Estados Unidos”.
Phyllis Bennis, diretora de vários programas no Instituto para Estudos Políticos acredita que esta decisão da Corte é uma ameaça muito séria para todo o sistema judicial dos EUA: “Esta decisão da Corte Suprema é muito séria e muito prejudicial. De fato, significa que o Governo Federal pode terminar com qualquer processo que queira, justificando-o com o motivo de segurança nacional.”
Bennis opina que isto é muito perigoso já que as empresas privadas desempenham um papel importante nas guerras do Iraque e do Afeganistão, igualmente nos assuntos internos dos EUA, e poderiam se beneficiar de decisões deste tipo.
“Este é um problema muito grande, porque significa que temos decisões ilegais e que as empresas privadas saem ganhando graças a isto. Esta situação dificulta as possibilidades de conhecer a verdade e é um ataque contra o sistema judicial dos EUA”, assegura a politóloga.
Fonte: Diário Liberdade