Sem categoria

CTB-RS discute diretrizes para o desenvolvimento

A seção gaúcha da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) realizará Plenária Estadual na próxima quinta-feira (9), das 9 às 17 horas, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande (Fetag), em Porto Alegre. Com o eixo “Mais desenvolvimento. Mais direitos”, o encontro tem o objetivo de destacar o papel da luta dos trabalhadores para o aprofundamento das mudanças no Brasil e no estado.

O encontro é preparatório para a plenária nacional, que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho, em São Paulo. Segundo o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, serão realizados debates para estabelecer as prioridades na luta pela valorização do trabalho.

“A ideia é definir estratégias para conquistarmos as principais bandeiras — como redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, valorização do piso regional e uma política permanente de reajuste do piso, além de traçar um plano para o crescimento da CTB no Rio Grande do Sul”, antecipa Guiomar.

Durante o dia, será realizado o debate “O desenvolvimento com valorização do trabalho”, com o vice-governador, Beto Grill,; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), Alberto Broch; o presidente nacional da CTB, Wagner Gomes, e um representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que fará uma abordagem sobre a conjuntura nacional e a situação do trabalhador no Brasil.

A expectativa dos organizadores é de que mais de 200 pessoas, representantes dos 104 sindicatos filiados à CTB no estado, participem da plenária. O vice-presidente da CTB Sérgio de Miranda explica que à tarde será realizado um debate sobre a organização do movimento sindical no estado para definir o modelo de lutas. “Queremos discutir formas de fortalecer o movimento”.

Os sindicatos filiados à CTB podem efetuar as inscrições até segunda-feira, dia 6, na secretaria da CTB-RS, Rua dos Andradas, 943, sala 1308, em Porto Alegre ou pelo telefone (51) 3228.9478.

Da Redação, com agências