Fortaleza: CPI da exploração Sexual ouvirá Conselhos Tutelares

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) é a relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito

No intuito de apurar os casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes na Capital, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual da Câmara Municipal de Fortaleza realiza na próxima quarta-feira, 8, audiência pública com os Conselhos Tutelares. Para o debate, que acontece na sede do Poder Legislativo, às 14h30, os conselheiros trarão casos de exploração acompanhados pelas unidades.

A CPI, como destaca a relatora da Comissão, vereadora Eliana Gomes (PCdoB), irá realizar blitze com base nos dados dos Conselhos e de denúncias feitas por outros órgãos e pela sociedade. As apurações serão realizadas em sigilo, tendo em vista que o trabalho tem um carácter de inquérito policial, evidenciou Eliana.

Para o debate, também foram convidados a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE); Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica); Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa); Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); e Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor).

Dececa

O trabalho da CPI iniciou com uma visita à Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), na última terça-feira, 31, ouvindo relatos da titular do órgão, Ivana Timbó. Na ocasião, de acordo com Eliana Gomes, a Comissão conheceu as ações desenvolvidas pela delegacia, e os principais problemas no combate à exploração sexual.

No encontro, Ivana Timbó solicitou uma visita da CPI ao Instituto Médico Legal na averiguação das condições dos atendimentos aos jovens. Outro ponto levantado pela delegada é a dificuldade de apurar os abusos sofridos no ambiente familiar.

Fonte: Câmara de Fortaleza