Fortaleza: Comissão cobra ações para garantia da saúde da mulher

Em referência ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, celebrado no dia 28 de maio, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal reúne na sexta-feira, 27, gestores da saúde pública para discutir o atendimento à mulher e cobrar ações que garantam o pleno acesso aos serviços de saúde voltados para o público feminino.

Segundo a presidente da comissão, vereadora Eliana Gomes (PCdoB), a ideia para a realização do encontro partiu da realização de rodas de conversas com mulheres durante o mês de março. Nas conversas, o tema saúde, segundo ela, era um dos mais presentes. “Muitas mulheres não conseguem realizar os exames de prevenção do câncer ginecológico. Um dos principais gargalos é a mamografia. Estado e município dizem que sobram vagas para o exame, mas as mulheres dizem que não conseguem realizá-lo”, descreve.

Na reunião de sexta-feira (27), Eliana adiantou que cobrará compromissos assumidos pela administração municipal que não foram cumpridos. Um deles foi anunciado, conforme ela, pelo ex-secretário da Saúde de Fortaleza, Alex Mont’Alverne em audiência pública na Assembleia Legislativa: o de que as mulheres seriam chamadas através de carta a comparecerem às unidades de saúde para a realização da mamografia.

Outros dois assuntos que serão debatidos no encontro, segundo Eliana, é a demora na construção de 25 postos de saúde (segundo ela, apenas cinco saíram do papel até agora) e a inobservância à lei que garante às mulheres terem um acompanhante durante o parto.

Segundo Eliana, após a reunião, a comissão dará um prazo aos gestores para dar respostas às questões e, após o período, vai iniciar uma programação de visitas a equipamentos de saúde que prestem atendimento a mulheres.

Fonte: Câmara de Fortaleza