Sem categoria

PT debate eleição em SP; PCdoB reforça pré-candidatura de Netinho

O PT paulista fez nesta segunda-feira (6) a primeira reunião de seu Conselho Político, que vai articular as alianças e bater o martelo sobre candidaturas na capital e nas cidades estratégicas para o partido no Estado. Também nesta segunda, o Comitê Municipal do PCdoB aprovou o texto-base de guiará os debates rumo à Conferência Municipal do partido. O texto reitera a pré-candidatura do vereador Netinho de Paula à Prefeitura de São Paulo.

No PT, a senadora Marta Suplicy, uma das três pré-candidatas do partido na capital, compareceu ao encontro. Como ex-prefeita, Marta é membro do conselho. Aloizio Mercandate, outro dos cotados, também integra o colegiado. Só o ministro Fernando Haddad (Educação) não faz parte do grupo que vai conduzir o processo eleitoral.

Na primeira reunião, o PT-SP fixou dezembro como prazo-limite para a escolha do candidato em São Paulo e nas cidades estratégicas. PMDB e PR seriam os parceiros preferenciais, graças a sua presença no governo Dilma Rousseff. O PT praticamente descartou coligação com aliados históricos, como PSB e PCdoB, embora admita diálogo.

As reuniões do conselho serão mensais nessa fase inicial. Já na próxima, em 4 de julho, deverá ser fechada a lista das cidades prioritárias para o PT — as maiores do estado, aquelas que o partido já governa e as que quer voltar a comandar, como Santo André.

PCdoB

No PCdoB, cresce a expectativa de se lançar um candidato à sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), sob o lema de “protagonismo e ousadia para fazer São Paulo avançar”. O nome de Netinho, primeiro-secretário da Câmara Municipal, despontou naturalmente, após sua expressiva votação na disputa ao Senado em 2010, quando obteve mais de 7,7 milhões de votos — sendo 2,1 milhões na capital.

A Conferência Municipal do PCdoB, marcada para os dias 20 e 21 de agosto, deve respaldar a pré-candidatura de Netinho e também o lançamento do maior número de candidatos à Câmara Municipal da história do partido. O objetivo dos comunistas é lançar uma chapa completa com 83 candidatos a vereador.

Da Redação, com agências