Fetag entrega pauta do Grito da Terra Bahia 2011 ao governador

A direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA) foi recebida na manhã desta terça-feira (7/6) pelo governador Jaques Wagner. Durante a audiência, o presidente da Fetag, Cláudio Bastos, entregou a pauta de reivindicações do Grito da Terra Bahia 2011, que contém os oito eixos e 44 itens prioritários para os trabalhadores rurais do estado.

O governador Wagner abriu o encontro dando boas vindas a todos. Já o presidente Cláudio Bastos, esclareceu que o motivo da audiência era a entrega da pauta do Grito da Terra Bahia. “Este encontro tem o objetivo de dialogar com o Governo da Bahia, assim como dialogamos em nível nacional com Lula e a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, com o Grito da Terra Brasil, realizado recentemente e coordenado pela Contag. O Grito da Terra Bahia é um marco político importante para a categoria quando apresentamos, em nível estadual, nossas reivindicações para avançar a qualidade de vida do homem e mulher do campo, com a implantação e efetivação de políticas públicas. É um momento fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras quando se busca conquistas sonhadas no dia-a-dia”, disse Bastos.

O presidente da Fetag- BA disse ainda ao governador que a data do evento em Salvador, quando a Federação reúne, em manifestação, trabalhadores e trabalhadoras na agricultura de todo o estado, 18 regiões de todos os territórios, e mais de 400 Sindicatos municipais, está prevista para 25 e 28 de julho, mês do trabalhador rural, em data a confirmar.

Cláudio Bastos afirmou que a pauta entregue ao governador tem pontos macros e que o detalhamento de cada proposta será realizado junto às secretarias do Governo Estadual. Detalhou também os oito eixos – reforma agrária e combate a pobreza rural, segurança pública no campo, fortalecimento e consolidação da agricultura familiar, saúde no campo, educação do campo, meio ambiente e recursos hídricos, infraestrutura no campo e estrutura de governo – fundamentando suas importâncias, e com o objetivo de negociar políticas públicas e avanços da qualidade de vida para homens, mulheres e jovens, bem como o fortalecimento da agricultura familiar e da reforma agrária no estado.

O governador recebeu a pauta comprometendo-se a encaminhar às secretarias e órgãos com a certeza de que o Governo do Estado fará o seu melhor e o possível. Wagner discorreu diversas ações que buscam melhorar a qualidade de vida dos homens e mulheres do interior do estado, como a implantação da fábrica de chocolate em Ibicarai, e do beneficiamento da mandioca em Vitória da Conquista. Disse ainda, que aposta no cooperativismo, na qualidade da produção e na melhora da apresentação dos produtos gerando melhor comercialização.

“Sobre a atuação da Fetag e a pauta do Grito da Terra, o caminho é este, o da negociação. Pessoalmente acho importante a entidade participar do esforço nacional de construir um Brasil sem miséria, pois é uma tarefa imensa dos Governos Estadual, Federal, Prefeituras e movimento social organizado. A Bahia é este mundão e tem o maior contingente de pobres do Nordeste, e mais de 60 mil famílias vivem da Agricultura Familiar. Tenho a preocupação com o povo, reconheço que é preciso se fazer mais, investindo diante da carência de moradia, levar água, luz, para que o agricultor familiar possa extrair seu sustento com dignidade e cidadania”, concluiu Wagner.

Cláudio Bastos, servindo de porta voz, atendendo solicitação dos trabalhadores no de 1º de maio, na festa do Sindicato, entregou ao governador documentos com pleitos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Riachão de Jacuipe, solicitando a recuperação total do Ginásio de Esportes, a continuidade das obras da estrada que liga Serra Preta à BR 324, facilitando o escoamento de produtos, além de destinar o prédio fechado da Secretaria da Fazenda para escritório da EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola e ADAB – Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia.

Participaram também da audiência pelo Governo Estadual, Paulo Cézar Lisboa, secretário de Relações Institucionais, e Jeandro Ribeiro, diretor da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), da Secretaria da Agricultura. Representaram a Federação: o presidente – Cláudio Bastos, vice presidente – Ana Rita Miranda da Silva, secretário geral – Welliton dos Santos, Tesoureiro – José Antonio da Silva – Zé de Dotô, secretário de Formação – Jean Carlos da Silva, secretário do Meio Ambiente – Teodomiro Paulo de Souza, secretária de Jovens e Adolescentes, Luciana Oliveira, secretário de Política Agrária, Ailton Lisboa, secretário de Assalariados – Antonio Inácio Ribeiro, secretária de Políticas Sociais – Josefa Rita da Silva, secretária das Mulheres – Maria Cristina Vitória da Silva. Presentes também a audiência três assessores da entidade, e o deputado estadual (PCdoB), Jean Fabrício Falcão.

Fonte: Ascom da Fetag Bahia