Professores de escolas municipais de Salvador comemoram reajuste
Os professores da rede municipal de ensino de Salvador estão comemorando mais uma vitória importante. Na tarde desta quarta-feira (8/6), a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade a proposta de reajuste da categoria, que prevê aumento salarial entre 19,84% e 31,84% retroativo a 1º de maio, que é a data base dos professores municipais.
Publicado 08/06/2011 17:25 | Editado 04/03/2020 16:19

“Hoje estamos comemorando uma vitória que vem depois de 33 dias de pressão e negociação com a Secretaria Municipal de Educação (Secult). Foi assim que conseguimos que o projeto fosse enviado para Câmara e votado em caráter de urgência, urgentíssimo na tarde de hoje. Agora já estamos mais tranqüilos, pois finalmente o reajuste foi votado”, informou a diretora Administrativa da APLB Sindicato, Elza Melo.
A votação na Câmara foi acompanhada de perto pelos professores, que ocuparam a galeria do plenário desde o início da tarde. Com apitos, faixas e muito barulho, os trabalhadores em educação da rede municipal convenceram os vereadores sobre a relevância da aprovação da proposta do Executivo. “Este ano temos muito que comemorar, pois o reajuste que nós reivindicamos foi atendido. Após muitas rodadas de negociação, nós fizemos a Secult ver que este era o reajuste que atendia aos interesses dos trabalhadores”, comemorou Elza.
A aprovação na Câmara era o último passo que faltava para que o projeto entrasse em vigor e os professores recebessem o reajuste acordado com a Secult, o que deve acontecer já no próximo contra-cheque.
Com a solução do impasse da campanha salarial, os trabalhadores em educação da rede municipal vão mobilizar as forças para a campanha “A escola que temos. A escola que queremos”, que denuncia a falta de condições físicas de funcionamento de grande parte das escolas de Salvador. “Mais de 50% das escolas municipais estão precisando de reparo e reconstrução. Outras ainda não possuem bibliotecas, laboratórios ou área de lazer para os alunos”, afirma Elza Melo, anunciando uma grande mobilização dos profissionais para o segundo semestre do ano.
De Salvador,
Eliane Costa