Médicos: Prefeitura de Fortaleza adia mais uma vez contraproposta

Decepção e descrença foram as palavras mais ouvidas na noite da última terça-feira (07/06) durante a assembleia dos médicos do município de Fortaleza, realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina (CREMEC). Nem mesmo as presenças do secretário de Administração, Waumik Ribeiro, e do representante da secretária de Saúde, Helly Ellery, serviram para amenizar os protestos dos médicos, que viram, mais uma vez, a resposta de suas reivindicações serem adiadas.

Waumik e Ellery pediram desculpas e propuseram prorrogar as negociações até a próxima segunda-feira (13/06), quando haverá uma nova reunião dos dois secretários (Saúde e Administração) com os dirigentes das entidades médicas. A justificativa dada por Waumik para o adiamento da reunião que aconteceria na terça foi a ausência da secretária de Saúde do Município, Ana Maria Fontenele, que estava acompanhando a votação na Câmara dos Vereadores do novo piso salarial dos professores do Município – ela também acumula a secretaria de Educação de Fortaleza.

Durante a assembleia, comandada pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (SIMEC), José Maria Pontes, e pelo presidente do CREMEC, Ivan Moura Fé, os médicos ratificaram as reivindicações já apresentadas, como o piso salarial da FENAM, no valor de R$ 9.188,22 por 20 horas semanais e melhores condições de trabalho.

Os médicos falaram de todos os problemas vividos por eles, tanto nos postos de saúde, como nos hospitais municipais, onde falta desde o medicamento até o papel para o receituário. A violência, a falta de profissionais e o pagamento das gratificações foram outros problemas apresentados pelos médicos.

A próxima assembleia ficou marcada para o dia 14 de junho, às 19 horas, no auditório do CREMEC, um dia após a reunião de negociação entre os representantes da prefeitura de Fortaleza e dos médicos.

Fonte: SIMEC