Sem categoria

EUA se mostram incapazes de solucionar questão migratória

A incapacidade do presidente estadunidense, Barack Obama, e dos democratas para enfrentar o tema migratório abre hoje as portas a medidas punitivas e de duvidosa legalidade constitucional contra os imigrantes ilegais.

Enorme alvoroço armou-se esta semana quando o estado do Alabama assinou uma lei qualificada como a mais dura contra os imigrantes em todo o país, a qual acentua a controvérsia porque a aparência do indivíduo e a cor de sua pele é motivo suficiente para fazê-lo suspeito diante das autoridades.

O governador Robert Bentley assinou e promulgou a lei que na opinião de seus críticos ultrapassa os enunciados da SB1070 do Arizona, até agora a mais controversa e conhecida das medidas anti-imigrantes.

Seus enunciados farão com que as escolas tenham que averiguar o estado migratório dos alunos, autoriza a polícia a pedir documentos usando um critério racial e étnico, converte o transporte e alojamento de imigrantes em delito e impõe castigos severos para o setor privado por contratá-los.

A iniciativa entrará em vigor em um estado onde a população latina cresceu de 76 mil para até 186 mil pessoas na última década se seus opositores não conseguirem frear nos tribunais.

A Casa Branca reagiu a esta normativa apesar de seus escassos resultados no tema migratório e do não cumprimento de promessas eleitorais.

Jay Carney, porta-voz do Poder Executivo, defendeu uma reforma exaustiva do sistema e manifestou seu convencimento de que "se pode conseguir um consenso entre os dois partidos para conseguir essa reforma".

Obama considera que é uma necessidade reestruturar leis opostas aos preceitos da fundação do país, não só porque 11 milhões de imigrantes ilegais vivem clandestinamente nele, mas porque castigam os que tentam imigrar legalmente.

Os republicanos no Congresso opõem-se a antecipar projetos que impliquem a legalização dos imigrantes, enquanto trabalham em vários estados para atingir legislações que criminalizam os mesmos.

Alabama, Arizona, Georgia e, em menor medida, Utah aprovaram medidas punitivas e de duvidosa legalidade constitucional para prender imigrantes.

Grupos comunitários e defensores dos imigrantes consideram que a adoção destas providências é inadmissível porque reflete um vazio da lei federal, que só pode ser preenchido por Washington.

Fonte: Prensa Latina