Sem categoria

Número de projetos de leis anti-imigrantes cresce nos EUA

A onda racista nos Estados Unidos cresce de forma alarmante, prova disso é a apresentação de 600 iniciativas de leis parecidas à célebre SB1070 do Arizona, que criminaliza a imigração, afirmaram aqui fontes oficiais.

Nesses projetos de leis se transformam em delito albergar um imigrante, ainda que se trate de um familiar; permite-se que se verifique o status no país de qualquer cidadão e se nega a validade da matrícula consular.

Daniel Hernández, titular da direção geral de Proteção aos Mexicanos no Exterior da chancelaria, em entrevista ao jornal El Universal, disse que se qualquer destas leis entrasse em vigor, "se afetaria a relação bilateral México-Estados Unidos".

O governo mexicano então, acrescentou, teria que fazer frente a 50 sistemas jurídicos diferentes, pois se abriria a porta para que cada estado impusesse sua própria legislação em matéria de imigração, longe dos compromissos internacionais.

Organizações civis dos Estados Unidos já apresentaram processos contra estas leis potenciais, pois consideram que são anticonstitucionais e violam ou invadem a concorrência da norma federal migratória.

Fonte: Prensa Latina