Mobilização popular pára bairro de Cajazeiras em Salvador

A criação de novas vias de acesso ao bairro foi a principal reivindicação que levou os moradores de Cajazeiras a paralisar o trânsito na região durante a manhã desta segunda-feira (13/6). Há tempos que os habitantes do bairro mais populoso de Salvador buscam chamar a atenção da prefeitura para a necessidade de investir na melhoria da infra-estrutura do local, que possui cerca de 600 mil habitantes, mas apenas duas vias de entrada e saída.

“O resultado, são os constantes congestionamentos que acontecem em qualquer hora do dia. Nós não agüentamos mais tantos transtornos e por isso decidimos fazer esta manifestação. Queremos respostas para a nossa reivindicação que é muito justa”, explicou Kilson Melo, coordenador da ONG Cajaverde, uma das 34 entidades que participaram da organização do protesto.

A mobilização começou às 5h da madrugada, quando os primeiros manifestantes chegaram à Rótula da Feirinha, em Cajazeiras X, local por onde passa todo o tráfego da região. O movimento se estendeu até às 10h, horário em que o trânsito foi liberado, mas os reflexos foram sentidos durante todo o restante da manhã. Com isso, as escolas, o comércio e outras instituições da região ficaram com as atividades paralisadas, muitas em adesão ao movimento.

“Nosso protesto foi extremamente vitorioso, pois mobilizamos entre 1.200 e 1500 pessoas em defesa do nosso direito de ir e vir. Como reposta, um representante da Secretaria Municipal de Transporte e Infra-estrutura (Setin) entrou em contato com a organização do protesto e prometeu uma reunião ainda esta semana para tratar da questão. Vamos aguardar esta semana e caso não haja uma resposta com a previsão para início da construção das vias de acesso, vamos parar tudo de novo”, acrescentou Melo.

Os constantes congestionamentos e a falta de um transporte público de qualidade são as principais queixas dos moradores de Cajazeiras. Com aproximadamente 600 mil habitantes, o bairro sofre com problemas de falta de infra-estrutura em diversas áreas, inclusive no trânsito e transporte. Os moradores reivindicam a construção de novas vias de acesso, demanda para qual já receberam muitas promessas, inclusive do atual prefeito, mas até o momento não houve solução.

De Salvador,
Eliane Costa