Sem categoria

Grupo parlamentar vai fortalecer relação entre Brasil e Venezuela

Quatro senadores e 15 deputados se reuniram, nesta quarta-feira (15), em um ato político, com o compromisso de fortalecer a relação entre Brasil e Venezuela, por meio da recriação do Grupo Parlamentar entre os dois países. A iniciativa da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), contou com a adesão de 130 parlamentares, entre deputados e senadores. Durante a sessão, que foi presidida pela parlamentar pernambucana, foi escolhida a nova diretoria do Grupo.

Grupo parlamentar vai fortalecer relação entre Brasil e Venezuela - Agência Câmara

O senador João Pedro (PT-AM) foi eleito por unanimidade para presidir o grupo. A deputada Luciana Santos será a vice-presidente. Os senadores Ângela Portela (PT-RR), e Aníbal Diniz (PT-AC) serão a secretária-geral e o secretário-adjunto, respectivamente. Integram a direção do Grupo, ainda, os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Evandro Milhomem (PCdoB-AP), titular e adjunto da tesouraria.

O Grupo Parlamentar Brasil-Venezuela foi criado em 1990. A deputada Luciana Santos disse que, com seu relançamento, o grupo vai fortalecer não apenas as relações econômicas, mas também os campos político, social e cultural.

A deputada lembrou que o comércio envolvendo os dois países é crescente e que, em 2010, o Brasil obteve um saldo comercial de três bilhões de dólares com a Venezuela. “O Brasil é um dos principais fornecedores de alimentos e produtos básicos à Venezuela”, disse.

João Pedro também afirmou que essa iniciativa permitirá um estreitamento da relação comercial, econômica e cultural entre as duas nações. "A energia que abastece o estado de Roraima é fornecida pela Venezuela, por exemplo. E o Brasil é um dos maiores fornecedores de alimentos para os venezuelanos", lembrou o senador.

Além das relações comerciais, Brasil e Venezuela mantém relacionamento em diversas outras áreas. Segundo as autoridades brasileiras, o Brasil ocupa posição de parceiro privilegiado em decorrência das várias iniciativas de empresas públicas e privadas brasileiras em território venezuelano.

A Venezuela está em processo de adesão ao Mercosul desde 2006. Os parlamentos do Brasil, da Argentina e do Uruguai já aprovaram a entrada do país no bloco, mas o parlamento do Paraguai ainda não se manifestou.