Sem categoria

Geórgia: Retirada de estátua de Stalin causa revolta

Cerca de 200 moradores da cidade de Zemo, na Geórgia, protestaram nesta quinta-feira (16) contra a retirada de uma estátua do ex-líder soviético Joseph Stalin, nascido neste país do Cáucaso.

Os manifestantes exigem explicações das autoridades, que na madrugada da quarta-feira (15) retiraram a estátua sem antes avisar os veteranos da Segunda Guerra Mundial.

Os poucos ex-combatentes sobreviventes planejavam deixar flores ao pé do monumento do líder revolucionário soviético em 22 de junho, data do 70º aniversário da invasão alemã à União Soviética, declarou o manifestante Zaza Lagazidze ao Centro de Informações da região georgiana de Kajetia.

Cerca de 700 mil georgianos foram à guerra contra os nazistas entre 1941 e 1945, dos quais cerca de 300 mil perderam a vida, sendo a república soviética que mais cedeu vidas em prol da vitória soviética na Grande Guerra Patriótica.

Em junho passado, o parlamento georgiano aprovou um documento que permite a demolição dos monumentos e símbolos soviéticos.

No ano passado, outro monumento a Stalin foi retirado sem aviso prévio na sua cidade natal, Gori, algo que também provocou indignação entre a população local.

Com agências