Ministério do Esporte libera verba para construir ginásio em SSA

O ministro do Esporte, Orlando Silva, assinou convênio na última quarta-feira (15/6), que libera R$ 1 milhão para a construção de um novo ginásio poliesportivo em Salvador. Os recursos serão usados para a elaboração do projeto executivo, que vai detalhar as obras da arena. Para o ministro, o novo espaço consolida a capital baiana no cenário esportivo nacional e internacional, permitindo que atividades esportivas de alto nível e grandes eventos possam incorporar a capital baiana no seu roteiro.

Ministério do Esporte

Segundo Orlando Silva, até o fim do ano, com o projeto elaborado, mais recursos devem ser liberados. A previsão é de que o ginásio custe cerca de R$ 20 milhões, resultado da liberação de emendas parlamentares e recursos do próprio Ministério.

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA) destacou que a construção da arena esportiva era uma reivindicação de toda a bancada baiana no Congresso Nacional. “É um compromisso que o ministro assumiu desde um primeiro momento. Um pleito que se traduziu numa emenda da bancada do estado como um todo, e o ministro, hoje, aqui, consolida esse compromisso.”

Gesto de grandeza

A também deputada federal Alice Portugal (PCdoB) comemorou a liberação dos recursos iniciais. Segundo ela, a construção do ginásio corrige uma distorção: “É um gesto de grandeza do ministro do Esporte para devolver à capital baiana um equipamento que nós não temos. Salvador é uma cidade com quase 3 milhões de habitantes e não tem um ginásio poliesportivo público de porte olímpico. Com a demolição do Antônio Balbino, ficamos sem esse tipo de equipamento”.

O diretor-geral da Superintendência de Desporto da Bahia, Raimundo Nonato Tavares, o ex-jogador Bobô, destacou que a arena vai beneficiar atletas de várias modalidades esportivas. “É um presente para o basquete, o vôlei, o handebol, o futsal. Outras modalidades também poderão ser praticadas dentro do ginásio.”

Além de Bobô e dos deputados Alice Portugal e Daniel Almeida, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Waldemar Souza, participou da assinatura do convênio entre o Ministério e o governo da Bahia. Estavam presentes ainda o chefe de Gabinete do Ministério do Esporte, Vicente Neto, e o assessor parlamentar e federativo do Ministério, João Luiz dos Santos.

Fonte: Ascom/Ministério do Esporte