Assembleia aprova Região Metropolitana de Feira de Santana

Na primeira sessão realizada fora de suas dependências em Salvador, a Assembléia Legislativa da Bahia aprovou na tarde desta quinta-feira (16/6) o projeto que cria a Região Metropolitana de Feira de Santana, município que fica a 110 quilômetros da capital baiana. A votação aconteceu durante a primeira sessão itinerante da AL, que foi realizada no Centro de Cultura Amélio Amorim, no Centro de Feira.

A Região Metropolitana de Feira engloba inicialmente outros cinco municípios: Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, São Gonçalo dos Campos e Tanquinho. O projeto inicial previa a inclusão de mais dez cidades, mas eles não cumpriam o critério constitucional de possuírem no mínimo, 50% de população urbana. Uma proposta para a inclusão destes municípios será debatida posteriormente pelos deputados.

Para o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), a aprovação do projeto é um grande avanço, já que é um grande anseio da população da região. “Este é um debate que acontece desde 1994 na Assembléia Legislativa e os governos anteriores nunca haviam criado, por diversos motivos, a RMFS. Mesmo com a participação de poucos municípios, isso não tira a importância, pois a aprovação do projeto gera desenvolvimento para o interior do estado”, acrescentou o parlamentar comunista.

A criação da RMFS é uma antiga aspiração não apenas da comunidade feirense, como também das populações dos municípios circunvizinhos. Com a criação da região, as localidades passam a pagar tarifa telefônica simples entre si, o transporte intermunicipal fica mais barato e as cidades passam a fazer jus a recursos federais e financiamentos nacionais e estrangeiros, dentre outras vantagens.

De Salvador,
Eliane Costa com agências