Câmara de Guarulhos entrega Selo Ambiental 2011

A 8ª edição do Selo Ambiental foi mais uma noite de gala para o meio ambiente. Para a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e responsável pela organização do evento, “zelar pelo planeta deve ser um compromisso de todos”.

meio ambiente - Gutemberg Tavares
106 projetos e ações que contribuem para a preservação e recuperação do meio ambiente foram laureados na noite desta quarta-feira, 15, com o Selo Ambiental 2011. Entre os homenageados, 26 receberam a láurea por contribuírem com ações benéficas aos recursos naturais de Guarulhos, e por serem parceiros do Selo Ambiental.

A entrega dos troféus e certificados da premiação que está em sua 8ª edição foi mais uma noite de gala para o meio ambiente. Mais de mil pessoas participaram da cerimônia realizada no Teatro Adamastor, na região central de Guarulhos.

Alguns dos projetos e ações homenageadas: reportagens publicadas no jornal Folha Metropolitana denunciando crimes no zoológico de Guarulhos, assinadas pela jornalista Mônica Kikuti, Atlas Geoambiental organizado pela Universidade de Guarulhos e coordenado pelo professor Antônio Manoel, Projetos Limpa Brasil, Deu na Telha, Cidadãs Planetárias, Semeando a Sustentabilidade, Plano Diretor de Resíduos Sólidos, Observação de Aves, Cemitérios a Caminho da Sustentabilidade, Corredores Ecológicos, Circuitos dos Povos, IPTU Verde, Multiplicando Idéias Sustentáveis Para um Mundo Melhor, Programa de Educação Ambiental, Adote Um Cão Amigo, Tratando e Recuperando o Córrego Ana Mendes, Reciclando na Matemática, Eco-Escola, Coração de Papel, Unidos Contra a Dengue, Aprendendo com Gaia, Cumbica Verde, Projeto Taborda, Eco Park, Seletiva e Inclusão Social, O Espalha Lixo, Projeto Mãos na Praça.

Durante sua intervenção, a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) destacou a necessidade de se reciclar, reutilizar e preservar. Fazendo referência às esculturas de seres humanos feitas pela artista plástica Consuelo Matroni, que usou garrafas pets na produção das obras, disse que aquilo que destrói, também pode ajudar a construir uma nova realidade, e que cuidar do meio ambiente é cuidar da vida.

Na sequência, criticou a opção do governo do estado que prefere investir no poluente transporte rodoviário em vez do transporte sobre trilhos, menos agressivo e gerador de mais qualidade de vida para os usuários. “Vão investir mais de R$ 6 bilhões no trecho norte do Rodoanel que vai causar um nocivo impacto ao meio ambiente de Guarulhos e região, atingindo diretamente a região do Cabuçu e Serra da Cantareira e resolvendo apenas 7% do trânsito. Com este mesmo valor seria possível a construção de 36 km de metrô”, argumentou.

O prefeito Sebastião Almeida e os secretários de Comunicação e Meio Ambiente, Eder Paschoal e Alexandre Kise respectivamente, participaram do evento – assim como os vereadores Edmilson Souza (PT), Alan Neto (DEM), Eduardo kamei (PSDB) e Zuquila (PR).
Em sua fala, Sebastião Almeida disse que Guarulhos vive uma grande movimentação coletiva e que a cada iniciativa particular se constrói uma revolução em nome das questões ambientais. “Vemos pessoas preocupadas com nascentes, tratamento de esgoto, reciclagem”. Citando Luiza, Almeida encerrou deixando sua impressão sobre o Selo Ambiental. “Um dia de festa para o meio ambiente, sua atitude é que proporciona esta festa”, concluiu.

De Guarulhos,  Gutemberg M. Tavares