Assis inaugura Espaço Cultural Paulo Araújo na 5ª Festa Campeira

O deputado federal Assis Melo (PCdoB) inaugura um galpão alusivo ao mandato na 5ª Festa Campeira, neste sábado, a partir das 11h, no Parque de Rodeios dos Pavilhões da Festa da Uva. Com o nome de Espaço Cultural Paulo Araújo, em homenagem a um sindicalista morto nos anos 90, a barraca foi estruturada para divulgar o trabalho do parlamentar na Câmara Federal e estará presente em rodeios, festas campeiras e encontros regionalistas.

Assis inaugura Espaço Cultural Paulo Araújo na 5ª Festa Campeira - Marcio Schenatto

Com o espaço, Assis Melo reconhece a importância da cultura gauchesca para a formação histórica-cultural do Rio Grande do Sul. Um dos fundadores e um dos responsáveis por dar o nome Velha Carreta ao CTG da Fras-Le, Assis Melo integra atualmente o CTG Ronda Charrua. “O galpão gaúcho busca estreitar esses vínculos com os regionalistas”, afirma o deputado.

O acampamento campeiro, que começa a funcionar nesta sexta-feira, dia da abertura da 5ª Festa Campeira o do 2º Encontro de Trovadores, servirá como ponto de contato do parlamentar com os participantes do evento. A inauguração, às 11h de sábado, contará com a presença de Assis Melo, autoridades, sindicalistas e representantes da família de Paulo Araújo.

Homenagem

O galpão foi denominado Espaço Cultural Paulo Araújo em homenagem a um sindicalista com expressiva atuação sindical nos anos 80 e 90. O metalúrgico Paulo Luiz Araújo Souza, que trabalhou em empresas como Gmac e Mundial, integrou o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região até o começo de 1991, quando foi assassinado. Os autores do crime foram condenados pela Justiça e presos, mas fugiram e estão foragidos até hoje.

Paulo Araújo foi morto no dia 25 de janeiro de 1991, aos 39 anos de idade. Casado com Ilma Lopes Souza, era pai de dois filhos – Márcio e Michel. “Foi uma perda muito sentida por nós na época. Paulo Araújo tinha uma destacada luta sindical, era um companheiro que nos ajudou muito. Por isso, estamos fazendo essa homenagem”, explicou Assis Melo.

De Caxias do Sul,
Luiz Esber