Sem categoria

Japão: Tepco indenizará os desabrigados na tragédia nuclear

A Tokyo Electric Power (Tepco) vai pagar R$ 1,74 bilhão, o equivalente a 88 bilhões de ienes, às 150.000 pessoas que deixaram suas casas em função do acidente nuclear provocado pelo tsunami que assolou a costa japonesa em março deste ano.

O governo vai ajudar a companhia a pagar as compensações por danos psicológicos, conforme lei aprovada na semana passada, que determina a criação de uma entidade financiada com fundos públicos e contribuições de empresas.

Enquanto a lei ainda espera a aprovação do Parlamento, a Tepco já deu início às indenizações de vítimas daquele que é considerado o segundo maior acidente nuclear da história.

Em abril, a companhia destinou  50 bilhões de ienes (992,5 milhões de reais) para aproximadamente 48.000 famílias residentes em um raio de 30 quilômetros da usina nuclear.

Não há previsão do retorno dos desabrigados às suas casas, mas a expectativa popular é grande: "Eu espero que todos nós possamos retornar às nossas casas o mais depressa possível", declarou Norio Kanno, líder dos moradores da região atingida pelo vazamento nuclear.

Segundo uma comissão governamental, os desabrigados devem receber 100.000 ienes mensais (o equivalente a 1.985 reais) durante os seis meses posteriores a 11 de março – ou seja, até agosto -, enquanto aqueles que estão em albergues receberão 120.000 ienes por mês (2.382 reais).

Redação com agências