Sem categoria

Inácio Arruda defende desenvolvimento com redução de juros

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) afirmou em Plenário, nesta quarta-feira (22), que acredita na capacidade do Brasil continuar se desenvolvendo, mantendo a inflação sob controle e reduzindo as taxas de juros.

Na avaliação do parlamentar, historicamente o desenvolvimento brasileiro tem sido obstaculizado pelas altas taxas de juros praticadas no mercado interno, as quais, segundo ele, têm sido justificadas indevidamente pelo risco de disparada da inflação.

"Vai-se mais ou menos comprovando que é possível o país crescer, é possível o país desenvolver-se. É possível ter taxas inflacionárias baixas e, ao mesmo tempo, desenvolver-se e manter um ritmo desenvolvimento adequado com os interesses maiores do nosso país", disse.

De acordo com Inácio Arruda, o problema das altas taxas de juros da economia brasileira foi debatido recentemente com a presidente da República, Dilma Rousseff, e com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em reunião do Conselho Político.

Alertando para o crescimento do endividamento externo do setor privado brasileiro, Inácio Arruda condenou a especulação financeira, que é permitida atualmente no Brasil através da tomada de empréstimos no exterior e da compra de títulos do Tesouro Nacional, remuneradas a taxas "muitíssimo" maiores do que as praticadas em todo o mundo. 

"Não é dinheiro de empréstimo que está chegando para investimento. Há muito dinheiro chegando para investimento e muita dívida do setor privado feita para investir, para comprar equipamentos, para renovar o parque industrial brasileiro, mas tem muita dívida especulativa", afirmou.

Em aparte, o senador José Pimentel (PT-CE) parabenizou Inácio Arruda pelo pronunciamento e destacou o elevado crescimento da oferta de crédito, a juros baixos, para a agricultura familiar, ocorrido durante o governo Lula.

Fonte: Agência Senado