Sem categoria

12º Fisl: governo Tarso ouvirá hackers e acadêmicos

A próxima edição do Governo Escuta — iniciativa pioneira criada pela gestão do governador Tarso Genro (RS) — acontecerá na próxima quarta-feira (29), às 14 horas, dentro da programação do 12º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl). Tarso ouvirá especialistas do meio técnico e acadêmico para discutir ligações entre tecnologia e democracia.

Destacados representantes ligados de diferentes maneiras à questão do software livre no Brasil e no mundo são convidados a expor sua opinião sob o tema "Cultura Digital, Democracia e Governos no Século 21". O objetivo é ouvir indicações sobre políticas públicas que envolvam desenvolvimento tecnológico, participação, transparência e os novos desafios da cultura digital, procurando construir iniciativas de aproximação entre a sociedade e o Estado.

Estarão presentes Jon "Maddog" Hall, presidente-fundador da Linux Internacional; Omar Toral, gerente de Software e Serviços da Intel; Sérgio Amadeu da Silveira, doutor em Ciência Política e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC); e Alexandre Oliva, representante da Free Software Fundation LatinoAmerica.

O Fisl é o maior evento sobre tecnologias livres da América Latina e reúne cerca de 8 mil pessoas anualmente, entre programadores, ativistas e entusiastas do software e da cultura livre. Um software livre é um programa de computador que tem o seu código — a "receita" de como ele foi escrito — acessível a qualquer pessoa. Essa condição permite que qualquer interessado aprenda como foi feito — e tenha também liberdade para alterá-lo e distribuí-lo conforme necessidades específicas.