Deputado Álvaro Gomes defende Comissão da Verdade na Bahia

Atuante na luta pelos direitos humanos, o deputado estadual Álvaro Gomes encaminhou, no último dia 21 de junho, projeto de indicação ao governador da Bahia, Jaques Wagner, para criar a Comissão Estadual da Verdade, vinculada à Casa Civil. A iniciativa do 3º secretário da Mesa Diretora e líder do PCdoB na Assembleia Legislativa está em sintonia com o movimento nacional pela aprovação, no Congresso Nacional, da Comissão Nacional da Verdade, cujo projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados.

Na justificativa, Gomes ressalta que “o fim da ditadura militar no Brasil não foi suficiente para apaziguar a insatisfação da sociedade brasileira com relação às sequelas deixadas pelo episódio”.

“A sociedade e os familiares querem que esse momento da nossa história seja passado a limpo. Recentemente participei da criação do Comitê Baiano pela Verdade e considerei importante criar a comissão também na Bahia, onde muitos ativistas políticos baianos foram presos e torturados. A comissão estadual ajudará nos trabalhos da comissão nacional e na apuração dos fatos ocorrido no estado”, afirma o deputado.

O parlamentar comunista entende que houve muitos avanços a partir do governo Lula, que encaminhou Projeto de Lei nº 7.376/2010, criando a Comissão Nacional da Verdade, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República. “o Brasil está maduro o suficiente para rever os fatos do período da ditadura militar, pois estão historicizados e documentados”, pondera.

Fonte: Ascom/gabinete do deputado estadual Álvaro Gomes.