Sem categoria

Erradicação da miséria é tema de seminário em instituto da UFRJ

Especialistas das áreas social, econômica e tecnológica estarão reunidos no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), no dia 30 de junho, para participar da inauguração do Laboratório Herbert de Souza de Tecnologia e Cidadania, e do seminário Construindo caminhos para a cidadania no Brasil: desafios do nosso tempo.

Promovido pela Coppe, pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) e pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), o evento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC), Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária, no Rio de Janeiro.

O objetivo do seminário é ampliar e fortalecer o debate sobre a construção de estratégias para a erradicação da miséria no Brasil. A mesa de abertura, às 9 horas, contará com a presença do diretor da Coppe e secretário do FBMC, Luiz Pinguelli Rosa e do presidente do Coep, André Spitz. O primeiro painel do evento sobre erradicação da miséria, redução das desigualdades e promoção da cidadania, às 9:15, será coordenado pela pesquisadora do IPEA, Anna Peliano.

Na parte da tarde, André Spitz coordenará o painel Fortalecendo a cooperação com populações atingidas por situações climáticas extremas, que terá entre os participantes o professor Marcus Cavalcanti, coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), da Coppe, e o pesquisador Moacyr Duarte, coordenador do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental (Garta) da Coppe.

Na mesma data será inaugurado o Laboratório Herbert de Souza de Tecnologia e Cidadania, em homenagem ao Betinho. Fruto de uma parceria entre a Coppe e o Coep, o novo laboratório será voltado para estudos e pesquisas sobre as vulnerabilidades das populações que habitam as regiões brasileiras carentes às mudanças do clima. O objetivo é levantar as necessidades de adaptação dessas populações aos futuros impactos climáticos.

Pesquisas recentes apontam que as localidades mais carentes serão as mais afetadas pelos eventos climáticos extremos. A parceria entre a Coppe e o Coep reforça a necessidade de inserção dos impactos sociais nos estudos que vêm sendo realizados sobre as mudanças do clima e o aquecimento global.

Serviço:

Seminário Construindo caminhos para a cidadania no Brasil: desafios do nosso tempo
Data: 30 de junho
Horário: 9 horas
Local: Auditório da Coppe, no Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC), Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária, no Rio de Janeiro
Como chegar: Ao chegar à Cidade na Cidade Universitária (Ilha do Fundão) pela Linha Vermelha, entrar à primeira direita (portão 4). O CGTEC é o primeiro prédio à direita.

Programação do seminário

Manhã:

9:15 às 12.30h: Erradicação da Miséria, Redução das Desigualdades e Promoção da Cidadania
Coordenação: Anna Peliano – pesquisadora do IPEA

Anna Fonseca – Secretária da Secretaria Extraordinária de Erradicação da Miséria do MDS;
Dom Mauro Morelli – Presidente do CONSEA MG;
Renato Maluf – Presidente do CONSEA Nacional e
Larissa Beltramin – Secretária–executiva do Fórum Direitos e Cidadania, coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República

Tarde:

14:00 às 17:45: Fortalecendo a cooperação com Populações Atingidas por Situações Climáticas Extremas

Coordenação: Andre Spitz – presidente do Coep

Da redação, com assessoria