Parlamentares do PCdoB discutem greve da educação

Há duas semanas, os parlamentares comunistas buscaram interferência do Ministério na situação da greve dos professores de Fortaleza. O objetivo é contribuir para buscar soluções visando a implantação do piso salarial.

O senador Inácio Arruda e os deputados Chico Lopes e João Ananias, todos do PCdoB-CE), se reúnem esta terça-feira, 28/6, com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Na pauta da audiência, que acontece às 17h em Brasília, a situação da educação em Fortaleza, após a greve dos professores da rede municipal de ensino, que se estendeu por 58 dias, com impacto sobre o calendário letivo e o dia-a-dia de estudantes e pais.

“Apesar de a greve ter acabado, os problemas dos professores não foram solucionados. Suas reivindicações não foram atendidas”, afirma Chico Lopes, frisando que tratará do tema com Fernando Haddad, após ter enviado, no último dia 8 de junho, juntamente com o senador Inácio Arruda e o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE), ofício ao ministro solicitando apoio do MEC para buscar uma solução para a greve dos professores de Fortaleza e garantir recursos federais para que o Município cumpra a lei do piso salarial. Inclusive o direito a um terço da carga horária para atividades extra-sala, conquista obtida através de emenda de Chico Lopes à lei do piso nacional do magistério.

“Na audiência com o ministro, vamos pedir cooperação para a implementação integral da lei do piso, especialmente o direito a um terço da carga horária fora da sala de aula. O Ministério da Educação tem previsão de recursos para ajudar os municípios, e a Prefeitura de Fortaleza pode requerer esse reforço”, acrescenta Chico Lopes.

“Não é porque a greve acabou que se deve pensar que todos os problemas foram resolvidos. É preciso garantir, de fato, o cumprimento da lei do piso dos professores, para contribuir para a qualidade de ensino e evitar que novas greves venham a surgir mais à frente”.

Novas universidades

A audiência tem ainda como pauta a expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a criação de novas universidades no Interior do Ceará. “O Governo Lula trouxe muitos avanços nesse ponto, com o ensino superior se expandindo bastante no Ceará. Trataremos com o ministro da continuidade desse processo, durante o Governo Dilma”, informa Chico Lopes.

 

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Federal Chico Lopes – PCdoB-CE – Dalwton Moura – CE 01339 JP