Câmara de Goiânia homenageia Ministra goiana

Doutora Delaíde Alves Miranda Arantes, recém-empossada Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi homenageada, juntamente com OAB-GO e AGATRA em Sessão Especial proposta pelo vereador de Goiânia, Fábio Tokarski.

A Câmara Municipal de Goiânia realizou nesta segunda-feira, 27 de junho, uma Sessão Especial em homenagem à Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Dra. Delaíde Alves Miranda Arantes.

O evento, proposto pelo vereador Fábio Tokarski (PCdoB) homenageou também a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e a Associação dos Advogados Trabalhistas de Goiás (Agatra), a primeira por indicar a ministra para ocupar o cargo que exerce e a segunda por ser a entidade em que Delaíde foi a primeira mulher a presidir.
 

A Sessão foi realizada no plenário da Câmara e foi presidida pelo presidente da casa, o vereador Iram Saraiva (PMDB), que segundo ele, também foi professor da Delaíde.  

Estiveram presentes na ocasião diversos líderes sindicais, entidades feministas, operadores do Direito, políticos, amigos e familiares da Ministra. O Governador do Estado foi representado pelo Procurador Geral do Estado, Ronald Bicca, e o Prefeito de Goiânia pelo Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Orro. 

O Presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio discorreu sobre a carreira e a contribuição da Ministra na Ordem, onde ela já foi Secretária Geral e Vice-Presidente da Comissão de Direito do Trabalho. Lembrou também de sua experiência e ampla trajetória de atuação na esfera jurídica. “Delaíde conhece as particularidades e as mazelas que afligem Magistratura e Advocacia e tenho a convicção de que buscamos ambos o mesmo fim: uma Justiça célere, eficaz, conciliadora e solucionadora dos conflitos. Tenho certeza, ministra, que estamos trilhando esse caminho”, acrescentou Tibúrcio.
Em seguida se pronunciou a terceira homenageada da noite. A Associação dos Advogados Trabalhistas de Goiás foi representada por sua vice-presidente, Lorena Gasel, que também é filha da ministra. Lorena ressaltou o período em que Delaíde Arantes foi presidenta da Associação e as vitórias conquistadas na época, como a criação do Tribunal Regional do Trabalho. “Por esses feitos históricos, a AGATRA se orgulha de ter sido dirigida pela Ministra Delaíde, por sua trajetória de luta e conquista importantes no meio jurídico que contribuíram com avanços da sociedade”, disse Gasel.
O vereador Fábio Tokarski, também presidente estadual do PCdoB, ressaltou que nomeação de Delaíde Arantes pela presidenta Dilma Roussef tem grande importância simbólica porque a sua nomeação, além da questão meritória, foi fruto de uma articulação de vários setores da sociedade. “Costumo dizer que, para o desenvolvimento do Estado de Goiás, é necessário encontrarmos as causas que unam os goianos. Somente trabalhando em projetos consensuais conseguiremos vitórias que levarão o nosso Estado ao um novo patamar. Essa é uma grande prova de que sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos vamos sempre mais longe”, afirmou Tokarski. 
Outro ponto levantado pelo vereador foi o fato da Ministra ser a primeira goiana a assumir um assento no alto escalão do judiciário federal. Fábio Tokarski destacou que em nossa sociedade ainda possui muitos casos de violência contra a mulher. “A cada 15 segundos uma mulher sofre violência física. Todos esses dados demonstram que, em pleno século XXI, as mulheres ainda não são devidamente respeitadas enquanto seres humanos”, disse Fábio. 
A ministra homenageada agradeceu primeiramente a Deus, por tudo que tem ocorrido em sua vida, agradecendo também todo apoio que recebeu para sua candidatura à vaga de ministro. Sem poder nomear todos os apoiadores, ressaltou o apoio recebido da OAB, Câmara Municipal, Agatra, bem como de dezenas de entidades sindicais, associações e do poder público.
Delaíde Miranda Arantes salientou que não se esquecerá de que é ministra pelo quinto constitucional e que teve o apoio da sociedade organizada, além de não abrir mão da busca pela concretização de uma sociedade mais justa e igualitária. Por causa disso, ela salientou que, na revisão da jurisprudência do TST, realizada no mês de maio, fez questão de consultar a OAB-GO e outras entidades para buscar subsídios. A ministra ressaltou ainda a oportunidade que teve de participar da delegação brasileira na 100ª Conferência da OIT, neste mês, em Genebra, onde pode dar sua contribuição para que as empregadas domésticas deixem de ser discriminadas e passem a gozar dos direitos trabalhistas que os demais trabalhadores têm.
Fonte: Artur Dias e Waldineia Ladislau