Sem categoria

Estado de saúde de Chávez leva Venezuela a adiar cúpula da Celac

O governo venezuelano anunciou nesta quarta-feira (29) o adiamento da cúpula de fundação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), prevista para 5 e 6 de julho próximo na Ilha Margarita.

Em um comunicado, a Chancelaria precisou que a reunião de 33 países foi adiada devido ao estado de saúde do presidente Hugo Chávez, que se recupera em Cuba de uma operação de abcesso pélvico, realizada há 19 dias.

"Por esta razão de força maior, o governo venezuelano, depois de consultas com os governos da América Latina e Caribe, tomou a decisão de postergar a cúpula", diz o texto.

Em nota, a Venezuela agradeceu aos chefes de Estado da região pela confirmação de sua presença ao encontro, que considerou um marco transcendental à altura das celebrações pelo bicentenário independentista.

A Chancelaria assegurou que se mantém para o segundo semestre de 2011 a realização da cúpula, destinada a oficializar o nascimento da Celac, bloco genuinamente latino-americano e caribenho, que exclui de seu seio os Estados Unidos e o Canadá.

A nova data para a realização deste encontro da Pátria Grande será estabelecida de comum acordo com as nações da região, assinalou o comunicado.

Prensa Latina