Sem categoria

Perpétua Almeida: É improbidade desviar recursos do Bolsa Família

Os gestores públicos apanhados em desvio de verbas destinadas a programas sociais, como o Bolsa Família, serão punidos por crime de improbidade administrativa. A proposta da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) foi aprovada, nesta quarta-feira (29), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos deputados em caráter conclusivo, o que representa que não irá para votação em plenário.

O projeto, aprovado pela unanimidade dos parlamentares, suspende os direitos políticos e determina a perda da função pública dos envolvidos nas irregularidades. Ainda de acordo com a lei, os bens dos acusados devem ficar indisponíveis, e os valores desviados devolvidos aos cofres públicos.

A proposta, que agora segue para votação no Senado, enquadra prefeitos, secretários e demais responsáveis que adotam critérios políticos para selecionar os beneficiários.

A deputada Perpétua Almeida junta episódios fartamente noticiados na imprensa para justificar a apresentação da proposta. Ele destacou denúncias de pessoas beneficiadas que não precisam da ajuda governamental, causando o esgotamento dos recursos e negando o auxílio a famílias comprovadamente carentes.

“Sabemos que esse dinheiro tem sido apropriado por quem não tem nenhum compromisso com a melhoria das condições de vidada população pobre”, afirmou, acrescentando que “é preciso fortalecer os mecanismos de controle e sanção daqueles que agem contra a lei e contra o interesse público”.

O projeto também institui regras que obrigam a União a garantir aperfeiçoamento das prefeituras, que são os gerenciadores dos programas sociais.

Em seu voto, o relator, deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), recomendou a aprovação do projeto sem ressalvas. O plenário da CCJ aplaudiu a iniciativa da deputada e não houve questionamentos por parte das bancadas.