UEP defende estadualização das autarquias

A aprovação manifestada pela União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) sobre a iniciativa do governo do Estado de lançar o programa Universidade para Todos (Proupe), foi seguida da reivindicação de estadualização das autarquias municipais de ensino superior. “O Estado cresce em ritmo chinês e a educação tem que acompanhar isso. Não me sinto ousado em dizer que devemos pensar na estadualização dessas autarquias”, afirmou o presidente Tauan Fernandes.

O Proupe, que teve o Projeto de Lei assinado na manhã desta terça-feira (28) pelo governador Eduardo Campos, deve beneficiar 16 mil alunos de um total de cerca 20 mil estudantes matriculados nas 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior do Estado. Eles serão contemplados com bolsas de estudo integrais ou parciais para os cursos de licenciatura e graduação especialmente em áreas onde o Estado tem dificuldades em encontrar profissionais, como física, química e matemática. Para o recém-eleito presidente da UEP, Tauan Fernandes, convidado a falar durante a solenidade de assinatura do projeto, no Palácio das Princesas, “o programa representa um importante avanço no ensino superior do Estado, um passo fundamental em direção à democratização do acesso às universidades”. Mas, de acordo com o líder estudantil, o governo deve assumir um desafio ainda maior:

“O desenvolvimento econômico de Pernambuco que hoje se impõe não será suficiente se não colocarmos a Universidade como protagonista desse desenvolvimento. Atualmente, as autarquias municipais de ensino jogam um papel fundamental na interiorização da educação superior no Estado. Então, o governo de Pernambuco acerta em democratizar o acesso a essas autarquias. Esse é dado como um passo importante, mas a UEP vai continuar perseguindo passos maiores ainda, porque as autarquias passam por dificuldades que devem ser vistas pelo governo. Temos a necessidade do fortalecimento da pesquisa e extensão nas autarquias municipais, além da necessidade de torná-las entidades públicas. Mais do que garantir o acesso, é preciso também garantir a permanência dos estudantes. Nós estamos aí com uma grande pauta: o ProUpe é o primeiro passo nessa grande caminhada que é a estadualização das autarquias municipais de ensino superior do Estado.”

Fonte: Site de Luciano Siqueira