Humala e Santos manterão agenda positiva entre países
O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, e o mandatário colombiano, Juan Manuel Santos, decidiram manter a atual agenda bilateral durante o próximo governo peruano, inclusive nos assuntos militares.
Publicado 01/07/2011 11:37
Após uma reunião em Bogotá, Santos afirmou que eles revisaram todos os pontos da agenda, como temas econômicos, sociais e fronteiriços, assim como os acordos comerciais e a Comunidade Andina de Nações (CAN), organismo do qual os dois países fazem parte.
Já Humala, que toma posse em 28 de julho, reiterou sua vontade de "consolidar" os projetos contemplados pela agenda com um comprometimento "de irmãos".
Segundo ele, a relação entre Peru e Colômbia "talvez esteja passando por seu melhor período, pois não me lembro de momento tão bom nos últimos 50 anos".
O mandatário colombiano ainda confirmou sua presença na cerimônia de posse de Humala e desejou uma boa gestão para o colega. Ele "sabe que pode contar conosco", disse Santos.
Os dois líderes também aproveitaram a oportunidade para expressar condolências pelo estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que passou por uma intervenção cirúrgica de emergência por conta de um abscesso pélvico. Na última quinta, Chávez revelou que se tratava de um tumor cancerígeno.
A visita faz parte da segunda etapa de um giro que o peruano está fazendo pelos países da região antes de assumir a Presidência.
Com Ansa