Sem categoria

Caricom procura coordenar políticas regionais efetivas

O encerramento oficial da 32ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom) acontece nesta segunda-feira (04), após intensos diálogos destinados a reforçar a efetividade do bloco regional.

Até o último domingo, os representantes dos 15 países membros do fórum, seus parceiros e convidados confrontaram opiniões a respeito do progresso integracionista, segurança, saúde, cooperação e infância, entre outros, e desenvolveram estratégias para ajudar a melhorar a qualidade de vida da população.

Nas análises, prevaleceu o critério de agilizar a entrega de ajuda ao Haiti e a Santa Lucia para lidar com as conseqüências de desastres causados ​​pelo terramoto de janeiro de 2010, no primeiro, e pelo furacão Thomas em outubro do mesmo ano, no segundo.

Também ganhou respaldo majoritário a proposta de reestruturação da secretaria da Caricom, projetada pela equipe de assessores para oxigenar o projeto iniciado com a assinatura do Tratado de Chaguaramas (Trinidad e Tobago, 1973).

Os participantes do conclave dedicaram especial atenção à busca de ações concretas que promovam a livre circulação de bens, pessoas, mão de obra e serviços na área, de modo a fortalecer os laços históricos entre estes países, conforme estabelecido pelo documento de fundação.

O abuso infantil e os altos preços dos alimentos chamou a atenção dos expositores, que concordaram sobre a urgência de priorizar a atenção às duas questões, para garantir um futuro próspero na ordem social.

Apesar dos céticos em relação ao avanço da integração, o pleno reconheceu os progressos nas coordenações comerciais, na justiça e na saúde.

A Caricom distingue-se pela vulnerabilidade dos países que a compõem, a maioria dos quais enfrenta crise em suas finanças públicas, devido ao colapso econômico global sem precedentes.

O bloco regional deve responder a estes desafios e resolver outras questões pendentes, tais como a criação de uma Agência de Saúde com possibilidades de atenção às exigências danitárias de todos os caribenhos.

Fonte: Prensa Latina