Sem categoria

PRI vence disputa pelo governo de três estados mexicanos

O Partido Revolucionário Institucional (PRI) venceu a disputa pelo governo dos estados do México, Nayarit e Coahuila, informou nesta sgunda (04) o Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (Prep).

Com uma taxa de abstenção de mais da metade dos eleitores, Eruviel Avila Villegas será o sucessor do priista Enrique Peña Nieto, no estado do México. Avila obteve 62,43% dos votos, seguido por Alejandro Encinas, com 21,19%, e Felipe Luis Bravo Mena, com 12,47%.

Dos mais de 10,5 milhões de inscritos na lista nominal, mais da metade deixou de votar, enquanto 9,4 mil votos foram computados a favor de candidatos não registrados e 157,9 mil foram nulos.

A participação cidadã esteve longe daquela prevista pelo Instituto Eleitoral do Estado do México, que gastou mais de mil 600 milhões de pesos (cerca de US$ 138 milhões) na organização das eleições.

Além da tradicional abstenção, as chuvas e o frio influenciaram o baixo comparecimento às urnas, de acordo com análise do Prep. O também priista Roberto Sandoval Castañeda substituirá Ney González, no estado de Nayarit; e Ruben Moreira Valdez, o governante interino, Jorge Torres Lopez, Coahuila. A contagem oficial das 45 juntas distritais será emitida na próxima quarta-feira.

Fonte: Prensa Latina