Sem categoria

Reunião do Foro de São Paulo acontece na Venezuela

Membros de movimentos sociais e partidos progressistas na América Latina estão reunidos na Venezuela para uma reunião preparatória do Foro de São Paulo.

No debate, que se realiza no Hotel Alba Caracas, será assinado o Manifesto Bicentenário, em comemoração aos 200 anos de independência da Venezuela, que são festejados nesta terça.

A delegação nacional será composta por Rodrigo Cabezas, presidente do Grupo Venezuela do Parlamento Latino-Americano (Parlatino) e Cilia Flores, deputada à Assembleia Nacional, entre outros líderes políticos.

Cabezas explicou que a reunião terá a participação de membros de cerca de 20 partidos progressistas e socialistas de 17 países da área, que vão discutir questões relacionadas à integração regional.

O plenário da 17ª edição do Foro de São Paulo, realizada em Manágua, na Nicarágua, decidiu, por unanimidade, que Caracas será a sede do próximo encontro internacional desse órgão, em 2012.

A análise desta jornada se coloca entre os eventos internacionais realizados neste país da América do Sul por ocasião das comemorações do Bicentenário da Independência da Venezuela.

Neste contexto, ao longo de todo o ano tem havido outras discussões regionais, como o 4º Fórum de Afrodescendentes Latino-Americanos e Caribenhos e o Encontro Internacional de Juventudes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Cepal).

Além disso, em 2 de julho, a Junta Diretora do Parlatino se reuniu na sede da Assembleia Nacional, que aprovou um acordo de solidariedade com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que está se recuperando em Cuba de duas operações.

Durante a sessão, os delegados de 23 países do organismo multilateral intercambiaram sobre as aspirações desse órgão de se converter no braço legal da Celac.

Também foram discutidas questões relacionadas aos avanços na construção da sede do Parlatino no Panamá, e outros assuntos de funcionamento interno.

Fonte: Prensa Latina