Inácio Arruda: Estatuto da Cidade, dez anos de uma conquista

Estamos comemorando dez anos do Estatuto da Cidade, sancionado em julho de 2001. Uma lei surgida da pressão e da mobilização popular, que dá instrumentos para o povo exigir que o desenvolvimento urbano contemple melhores condições de moradia, de transporte, de segurança, de convívio solidário e construtivo entre as pessoas.

Por Inácio Arruda*

Já na década de 30 aparecem reivindicações de reforma urbana no Brasil. Em 1964, os movimentos em favor de moradia foram cerceados pelo regime de exceção. Mas, em 1979, a luta pela reforma agrária se articulou com a reivindicação pela moradia. Era a resposta popular à urbanização desordenada.

Na Assembleia Constituinte, instalada em 1987, o Fórum Nacional da Reforma Urbana apresentou uma Emenda Popular com 130 mil assinaturas. Como resultado, a Constituição exigiu da propriedade urbana o cumprimento de sua função social. A ação dos municípios, entretanto, dependia de uma lei federal de política urbana.

O cearense Pompeu de Sousa, senador pelo Distrito Federal, apresentou projeto sobre o tema, que ficou dez anos sem avançar no Congresso. Em 1999, quando presidi a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal, aprimoramos essa proposta e, após a I Conferência das Cidades, elaboramos o Estatuto, que se tornou a Lei nº 10.257. Portanto, é o fruto de um processo que envolveu os movimentos populares, órgãos públicos, universidades, entidades técnico profissionais e empreendedores privados. Uma lei que a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato considera “uma conquista popular” e seu texto “brilhante, mas temos ainda o desafio de implementá-lo”.

Com o Estatuto, em 2009, dos 5.565 municípios brasileiros, 2.318 tinham planos diretores. São obrigados a aprovar plano diretor os municípios com mais de 20 mil habitantes, e quase 90% já o fizeram. Devido a sua importância, preparo um Projeto de Emenda Constitucional que torna obrigatória a sua aplicação em todos os municípios.

É fundamental a participação do povo na exigência da implementação do Estatuto da Cidade. Uma batalha de todos nós.


* Inácio Arruda é senador (PCdoB-CE)

Fonte: O Povo