SindMetal de Jaguariúna se renova com chapa unitária

Para consolidar mudanças, SindMetal realiza eleições de diretoria esta semana O Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal), filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de julho, as eleições que vão definir a diretoria que comandará a entidade pelos próximos quatro anos.

metalurgicos jaguariuna - Bruno Felisbino
O SindMetal representa um universo de mais de 11 mil trabalhadores nas cidades de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul, no entanto, apenas o trabalhador sindicalizado tem direito a participar do processo.

As eleições deste ano são especialmente importantes para a entidade, já que desde o final do ano passado o SindMetal passa por um turbulento ambiente político causado pela troca de comando na direção depois de 13 anos. Desde então, a diretoria, capitaneada pelo atual presidente José Francisco Salvino (Buiú), tenta renovar sua atuação ao se aproximar cada vez mais do trabalhador nas fábricas e buscar corajosamente equilibrar a balança diante do poder do capital, aumentando os ganhos da classe trabalhadora.

“O maior objetivo desta diretoria é resgatar o trabalhador para junto da entidade, mostrando que nada é mais importante que garantir o respeito de seus direitos e a ampliação de suas conquistas dentro da fábrica. A extensão das negociações de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para mais empresas e os novos benefícios trazidos para o sindicalizado são uma prova disso”, afirma Buiú.

O processo eleitoral terá a participação de uma única chapa, denominada Democracia e Participação, composta pelos membros da diretoria que foi reorganizada em dezembro de 2010 com o reforço de novos trabalhadores engajados com a luta da categoria, entre eles quatro mulheres que vão emprestar sua garra e determinação pela causa dos trabalhadores.

“Há apenas uma chapa inscrita para a disputa do processo eleitoral, mas, ainda assim, acreditamos que a categoria reconhece o momento decisivo na história do SindMetal e por isso marcará presença maciça para nos ajudar a consolidar este novo projeto”, destaca o vice-presidente do Sindicato e funcionário da Motorola, Sandro Rovariz.

A votação ocorrerá na sede de Jaguariúna e subsedes do SindMetal em Amparo e Pedreira, onde haverá urnas fixas, além de outras itinerantes que percorrerão todas as fábricas na região.

O presidente José Francisco Salvino ressalta que o comparecimento de todos os metalúrgicos sindicalizados é necessário e importante, já que as eleições deverão concretizar as mudanças que todos esperam. “Mais do que nunca, contamos com a participação de todos para confirmar nas urnas a atuação corajosa e democrática desta diretoria para o quadriênio 2012-2016”.