Publicado 13/07/2011 10:09 | Editado 04/03/2020 16:31
Aconteceu em Recife, entre os dias 26 e 30 de junho de 2011, a XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática e que contou com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e conferencistas de mais de 20 países das Américas, além da França e Austrália. O evento também celebrou os 50 anos do Comitê Interamericano de Educação Matemática, fundado em 1961 na I Conferência Interamericana de Educação Matemática, que ocorreu em Bogotá na Colômbia.
A XIII CIAEM, reconhecendo o caminho trilhado por gerações e gerações de educadores matemáticos neste período, fez uma homenagem especial a um destes educadores matemáticos, que é brasileiro, mas também internacional: o Prof. Ubiratam D’Ambrósio, que ao longo de sua trajetória acadêmica tem dado significativa contribuição nos debates e nas reflexões sobre a matemática como ciência, mas acima de tudo, como conteúdo curricular presente nas escolas do mundo inteiro e que deveria ter um papel emancipador e não segregador.
O caminho trilhado por estas centenas de educadores matemáticos, principalmente da América Latina tem um percurso longo e sistemático:
• Bogotá, Colombia, dezembro de 1961.
• Lima, Perú, dezembro de 1966.
• Campinas, Brasil, fevereiro de1979.
• Guadalajara, México, novembro de 1985.
• Santo Domingo, República Dominicana, julho de 1987.
• Miami, Estados Unidos, agosto de1991.
• Santiago, Chile, agosto de 1995,
• Maldonado, Uruguay, agosto de 1999.
• Blumenau, Brasil, julho de 2003.
• Querétaro, México, julio de 2007.
• Recife, Brasil, Junho de 2011.
Todos os participantes da XIII CIAEM e os educadores matemáticos de todas as Américas, já têm 03 (três) compromissos agendados para os próximos 04 (quatro) anos:
• 3º SIPEMAT – Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: Matemática, Cultura e Tecnologia. Fortaleza – CE – Brasil, 26 a 29 de junho de 2012.
• VII CIBEM – Congresso Iberamericano de Educação Matemática. Montevideo – Urugauy, 16 a 20 de setembro de 2013.
• XIV CIAEM – XIV Conferência Iberoamericana de Educação Matemática. Chiapas – México em 2015.
Além da possibilidade de conhecer outros educadores matemáticos das Américas, apresentar e assistir trabalhos acadêmicos e resultados de pesquisas com as mais variadas experiências de Educação Matemática, temos também a oportunidade de compartilhar com os nossos irmãos da América Latina, um pouco da nossa história, cultura e experiências da educação matemática, além de podermos estabelecer laços de amizade e contatos acadêmicos para atividades conjuntas e intercâmbio das nossas experiências de ensino da matemática na educação básica e superior.
Como professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e participante da XIII CIAEM, pude fazer contato mais próximo com estudantes e professores colombianos que estavam no mesmo albergue que eu. Nestes contatos, tratamos da possibilidade de um intercâmbio entre as nossas duas universidades, na perspectiva de professores e estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UVA desenvolverem atividades acadêmicas por um semestre letivo em Bogotá na Colômbia e os estudantes e professores universitários de Bogotá também poderem passar um semestre letivo em Sobral, desenvolvendo atividades acadêmicas na UVA.
Esta é uma perspectiva que se abre somente com a participação nestes eventos, mas acima de tudo quando temos a mente aberta para efetivamente construirmos uma integração da América Latina. Este é um desafio, que a meu ver, as nossas instituições universitárias ainda não compreenderam. Espero que possamos iniciar aqui na UVA esta experiência e ampliarmos os nossos contatos com outras universidades por “nuestra América”.
Miguel Silva é Professor do Curso de Licenciatura em Matemática/UVA