Centrais Sindicais se mobilizam por piso de R$ 650 na Bahia

O Fórum das Centrais Sindicais – Bahia, composto pela CTB, CGTB, Força Sindical, NCST e UGT, está organizando uma grande mobilização para a próxima quinta-feira (21), para reivindicar a imediata implantação do Piso Salarial Estadual de R$ 650,00. A concentração acontece às 9 horas, no Campo Grande, Centro de Salvador, de onde os trabalhadores saem em caminhada até a Praça Municipal.

A manifestação é parte de uma mobilização nacional que pretende fazer ecoar por todo o país as justas reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras. Na Bahia, as ações prometem agitar todas as regiões no estado em defesa também da redução da jornada de trabalho sem redução de salários, do fim do fator previdenciário, do combate às práticas antissindicais, da reforma agrária e da ratificação das convenções 158 e 151 da OIT, efetivação da Reforma Agrária e o fortalecimento da agricultura Familiar.

Durante todo o mês de julho, as Centrais estarão mobilizadas para participar das atividades unitárias que compõem o calendário de lutas em defesa da Agenda dos Trabalhadores. A cada semana, os sindicalistas farão vigílias no Congresso Nacional com o objetivo de pressionar os parlamentares a colocarem na pauta de votação matérias como a redução da jornada de 44 para 40 horas.

Com as atividades, as centrais pretendem reforçar a unidade consolidada na 2ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) – que completou um ano em 1º de junho – e avançar na efetivação das propostas contidas na Agenda da Classe Trabalhadora, aclamada por milhares trabalhadores.

De Salvador,
Eliane Costa