Bahia está entre os cinco estados recordistas de empregos do país

A Bahia está entre os cinco estados brasileiros que obtiveram saldo recorde na criação de empregos em junho de 2011, com 11.767 postos celetistas criados. O resultado representa o melhor saldo de empregos da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o período. Com esse resultado, a Bahia atingiu, no primeiro semestre deste ano, um total de 60.472 postos de trabalho. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19/7) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Os números do Caged confirmaram ainda para a Bahia o melhor desempenho da Região Nordeste. Nos últimos 12 meses, o Estado registrou um crescimento de 6,89% no nível de emprego ou a geração de 105.949 postos de trabalho. Os outros estados recordistas são Rio de Janeiro, Mato Grosso, Acre e Amapá.

O bom resultado para o mês de junho na Bahia decorreu, principalmente, da expansão nos setores da Agropecuária (+4.890 postos), Serviços (+ 2.644 postos), Indústria de Transformação (+1.764 postos) e da Construção Civil (+ 1.586 postos). Apenas a Administração Pública apresentou redução no nível de emprego, com -73 postos.

“Esse resultado reflete o bom momento da nossa economia e a confiança dos empresários na Bahia. Procuramos fazer com que nosso crescimento seja sustentável, aliando a atração de novos investimentos à melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o governador Jaques Wagner.

Interior

Dos empregos criados na Bahia em junho, 8.473 postos ou 72% do total pertencem ao interior, já a Região Metropolitana de Salvador (RMS) registrou um acréscimo de 3.294 postos ou 28% do total. Salvador (1.677 empregos) e Camaçari (1.122 empregos) foram os municípios metropolitanos que mais contribuíram com o saldo positivo da RMS.

No interior, os cinco municípios com melhores saldos de emprego foram Casa Nova (960 postos), Juazeiro (912), Feira de Santana (693), Barra do Choça (578) e Vitória da Conquista (422). Satisfeito com os números do Caged para a Bahia, o secretário do Trabalho e Emprego, Nilton Vasconcelos, observa que essa boa performance do interior deveu-se à fruticultura irrigada – Casa Nova e Juazeiro -, e à cafeicultura desenvolvida nos municípios de Vitória da Conquista e Barra do Choça.

Da redação local com informações da Ascom da Setre e da Secom Bahia.