Itacaré elege delegados para Conferência de Saúde da Bahia

Depois de um dia de palestras e oficinas, os representantes de entidades e do município de Itacaré, no sul da Bahia, elegeram na última sexta-feira (15/7), os quatro delegados que vão representar a cidade na 8ª Conferência Estadual de Saúde. O evento será realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, entre os dias 12 e 15 de setembro.

Os delegados eleitos foram o secretário de Saúde, Ricardo Torres Lins, Romilda Almeida Galoz, Miguel Pereira Santos e Isaac Viana Silva. Eles terão a missão de apresentar as principais propostas elaboradas pelo município, Conselho Municipal de Saúde e representantes da comunidade itacareense.

Os pedidos para que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) institua a política de educação popular de saúde no estado e fortaleça e amplie o mobiliza SUS em toda a Bahia estão entre os itens que serão levados para a Conferência Estadual. Outras reivindicações são para que a Embasa faça investimentos no tratamento de água e esgoto na Marambaia, Taboquinhas, Rua de Palha e Água Fria e que a Sesab e o Ministério da Saúde viabilizem repasses para a Fundação Hospitalar de Itacaré, que durante o período da alta temporada atende pessoas de diferentes regiões do país.

No documento que será levado para Salvador constam ainda pedidos de liberação de um imóvel e um veículo para o Conselho Municipal de Saúde, além do aumento da cobertura do Programa Saúde da Família nas zonas rural e urbana de Itacaré. De acordo com o Secretário de Saúde, Ricardo Torres, esse último item já está sendo atendido pelo município, com construções de novas unidades nos distritos e sede. “Estamos inaugurando mais duas unidades nos próximos dias, uma em Taboquinhas e outra no bairro Santo Antônio”.

A Conferência Estadual de Saúde deste ano terá como tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. As questões levantadas pelos delegados serão debatidas na 14ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro, e servirão para o governo federal definir quais as prioridades para o setor nos próximos anos.

Fonte: Ascom da prefeitura de Itacaré na Bahia.