Sem categoria

Obama mantém silêncio e não quer investigar torturas na era Bush

A organização de direitos humanos Human Rights Watch acusou esta semana a administração Barack Obama de descumprir as obrigações internacionais dos Estados Unidos ao postergar indefinidamente as investigações sobre a administração do ex-presidente George W. Bush, acusada de exercer a prática da tortura contra prisioneiros.

A organização divulgou um relatório sobre as denúncias de detidos sobre os maus tratos "autorizados pelo presidente Bush e outros funcionários".

"O governo de Obama não cumpriu as obrigações que os Estados Unidos contraíram na assinatura da Convenção contra a Tortura, porque não investigou os atos de tortura e maus tratos aos seus prisioneiros", indica a HRW.

Os casos se referem às práticas de afogamento simulado (waterboarding), o uso de prisões secretas da CIA e a transferência ilegal de prisioneiros a países nos quais eles seriam expostos à tortura.

Bush e outros funcionários de seu governo se defenderam destas acusações alegando que tais "ações", naquele momento, eram "legais" e "necessárias", para prevenir atentados terroristas contra os Estados Unidos. Entretanto, Obama ao chegar ao poder ordenou a suspensão dessas práticas.

Fonte: Rede Voltaire