Sem categoria

Obama foi a Michigan para debater desemprego nos EUA

O presidente Barack Obama viajou nesta quinta-feira (11) a Michigan para debater com líderes empresariais da indústria automobilística o papel das novas tecnologias na criação de empregos nos Estados Unidos.

Segundo um comunicado da Casa Branca, o chefe de Estado foi até a fábrica Johnson Controls Inc, na cidade de Holland, onde proferiu um discurso sobre os problemas do mercado trabalhista norte-americano.

Recentemente Obama disse que o país tinha uma "missão urgente" de criar postos de trabalho e acelerar o crescimento econômico.

O presidente democrata felicitou o Congresso por aprovar a legislação para aumentar o teto da divida federal, mas lembrou que agora o plano prioritário em Washington deve ser colocar em ordem a situação financeira.

Para Obama, o Congresso dever autorizar novos acordos comerciais para que mais produtos estadunidenses possam ser vendidos na Ásia e América do Sul, e portanto se potencialize a criação de empregos no setor industrial e da construção no país.

O mandatário também propôs ao setor privado que contrate, até 2013, cerca de 100 mil veteranos de guerra desempregados ou suas esposas, em troca de programas de apoio econômico patrocinados pelo estado.

O número de pessoas atualmente desempregadas nos Estados Unidos (13,9 milhões) e a taxa nacional de desemprego (9,1 por cento) não tiveram mudanças significativas no mês de julho, segundo indicou boletim do Departamento do Trabalho.

A recente disputa política pelo teto da dívida, a debilidade da indústria e a crise de confiança financeira têm produzido preocupação em investidores a respeito da possibilidade de que a economia americana caia em outra forte recessão.

Com informações da Prensa Latina