Metalúrgicos de Jaguariúna elegem nova diretoria

Metalúrgicos confirmam nas urnas início de novo ciclo no SindMetal.  Vitória com mais de 97% dos votos da nova diretoria confirma mudanças no Sindicato.

sindimetal - Bruno Felisbino
Escolha democrática

"Nasce um novo Sindicato”. A afirmação é da diretoria eleita para comandar o Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul (SindMetal) pelo período de 2012 a 2016.

Com a confirmação da vitória da chapa unitária Democracia e Participação, filiada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), nas eleições realizadas nos dias 14 e 15 de julho, o SindMetal inicia um novo ciclo, com uma diretoria que promete transparência, democracia e muito espírito de luta para garantir melhores condições de trabalho nas empresas da Região.

A nova diretoria compreende que tem muitos desafios pela frente. No entanto, conta com o respaldo e a confiança da categoria, que mostrou nas urnas total apoio ao trabalho já realizado e às mudanças que estão sendo implantadas desde o final de 2010.

A chapa encabeçada pelo atual presidente José Francisco Salvino, o Buiú, recebeu impressionantes 97,8% dos votos válidos computados no processo eleitoral. Foram 714 votos na Chapa 1, de um total de 730 cédulas depositadas nas urnas fixas presentes na sede de Jaguariúna e subsedes de Amparo e Pedreira, além das itinerantes que percorreram todas as fábricas onde havia trabalhadores sindicalizados em condições legais de participar do pleito. A participação dos trabalhadores, nestas eleições, foi considerada bastante expressiva.

Havia 1107 metalúrgicos aptos a votar, por estarem filiados à entidade há pelo menos um ano. Destes, quase 70% participaram e contribuíram com o processo democrático. Foram computados, ainda, 15 votos brancos e 1 nulo.


Reforçando a luta dos trabalhadores

Para a diretoria eleita, o resultado marca um novo momento na história do SindMetal, em que todo o trabalho estará comprometido com a luta dos trabalhadores.”Nosso único e verdadeiro compromisso é com a luta por mais salário, mais benefícios, mais saúde e segurança no ambiente de trabalho e contra qualquer tipo de exploração imposta pelo sistema capitalista”, afirma Buiú.

O vice-presidente do SindMetal, Sandro Rovariz, funcionário da maior empresa da base metalúrgica na Região, a Motorola, afirma que a nova diretoria já prepara uma série de ações que trarão benefícios diretos aos trabalhadores. “Podem esperar que um novo Sindicato está surgindo, muito mais combativo, atuante e transparente, em que o trabalhador terá uma voz cada vez mais poderosa para reivindicar seus direitos”.

A nova diretoria do SindMetal Jaguariúna e Região, que toma posse em 2012, conta com 24 diretores de diversas fábricas da Região. Durante o processo eleitoral, representantes de sindicatos de várias partes do Brasil estiveram presentes para acompanhar de perto a realização democrática e ordeira das eleições.