Sem categoria

Corte da ajuda dos EUA não preocupa a Bolívia

O governo da Bolívia garantiu que o corte na cooperação econômica dos Estados Unidos a países da América Latina "não preocupa" porque o país é estável.

O corte foi aprovado pelo Comitê de Relações Exteriores do Congresso de Washington, por 23 a 16. A emenda elimina parte da ajuda externa aos governos da Bolívia, Argentina, Venezuela, Nicarágua e Equador.

O ministro boliviano da Presidência, Carlos Romero, declarou que, mesmo com a possibilidade do projeto passar pelo plenário da Câmara e do Senado, o governo "está tranquilo". Segundo ele, o corte não é de forma alguma uma preocupação.

De acordo com Romero, a economia boliviana já é "suficientemente estável para não depender nem de empréstimos, muito menos de doações externas".

O ministro afirmou que se antes dependiam de apoio financeiro estrangeiro, atualmente "somos um país que recuperou a soberania econômica e política a partir da recuperação do controle de seu excedente econômico".

A proposta de corte foi apresentada na quarta-feira durante o debate sobre o projeto de lei que autoriza a ajuda externa dos Estados Unidos para o ano fiscal 2012.

O comitê também aprovou outra emenda que bloqueia o fundo de US$ 48,5 milhões destinado à Organização dos Estados Americanos (OEA). Os parlamentares ainda discutiram a redução de verbas para o Paquistão, Egito, Líbano, Iêmen e Palestina, além de corte de 25% das contribuições para a Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Ansa