Sem categoria

Obama cobra do Congresso solução para a crise da dívida americana

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu neste sábado (23) aos líderes do Congresso para abandonarem os jogos políticos. Ao contrário, segundo o líder dos EUA, eles devem se esforçar para selar um acordo que aumente o teto da dívida pública, evitando que o governo seja obrigado a declarar moratória. As informações foram divulgadas pelo porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em comunicado.

Obama participou de uma reunião na residência presidencial com líderes congressistas democratas e republicanos, onde reiterou sua oposição a um prolongamento a curto prazo da dívida.

O governante explicou que essa medida poderia provocar uma redução da qualificação da dívida. Por isso, reivindicou uma solução para evitar a moratória e reduzir o déficit, disse Carney.

Obama considerou que, dada a situação atual, seria "irresponsável" voltar a pôr a economia norte-americana novamente em risco em apenas poucos meses. "O Congresso deve ser responsável e fazer seu trabalho, evitando a moratória e reduzindo o déficit".

Da reunião, que durou apenas uma hora, participaram o presidente da Câmara de Representantes, o republicano John Boehner; o líder da maioria democrata do Senado, Harry Reid; a líder da minoria democrata na Câmara, Nancy Pelosi; o líder da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell; e o vice-presidente dos EUA, Joe Biden.

Os congressistas concordaram em voltar ao Capitólio para discutir com os membros de seus respectivos partidos o caminho a seguir, e segundo a Casa Branca, as conversas continuarão ao longo do dia.

Durante a semana, congressistas democratas e republicanos se reuniram para tentar aproximar posturas e concordar um plano de redução do déficit que permita elevar o teto da dívida pública americana, atualmente fixado em 14,29 trilhões de dólares.

Caso não haja um acordo antes de 2 de agosto, o governo federal ficará sem verbas para honrar todas as obrigações financeiras e deverá declarar-se em moratória, mesmo que por um curto período.

Fonte: Opera Mundi