Sem categoria

Ministro argentino chama elite rural de "profetas do pessimismo"

O ministro argentino de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julián Domínguez, definiu nesta segunda-feira (25) como profetas do pessimismo os principais líderes da elitista Sociedade Rural Argentina (SRA), em particular a seu presidente, Hugo Biolcati.

Em declarações à televisão pública a propósito do discurso pronunciado neste fim-de-semana pelo titular da SRA na inauguração da 125ª Exposição Rural, Domínguez sustentou que Biolcati é "a expressão do passado", incapaz de compreender que a Argentina mudou.

Há um projeto de país que interessa ao campo, sustentou o ministro e assegurou que nos últimos anos a produção evoluiu para um modelo mais rentável.

Como exemplo, citou a localidade de Chacabuco, em Buenos Aires, onde os proprietários praticam especulação: aqueles que têm terras não as vendem. "Há oito anos, o hectare de terreno ali valia menos de mil dólares; hoje custa entre 15 mil e 20 mil dólares", detalhou.

"A verdade", acrescentou Domínguez, "é que entidades como estas [a Sociedade Rural Argentina] deveriam pensar nos dirigentes que as conduzem, pois parece que faz falta uma nova visão. É o único setor que continua ancorado ao passado", insistiu.

Em seu discurso de sábado passado, Biolcati criticou o modelo econômico de produção e desenvolvimento impulsionado desde 2003 pelos governos de Néstor e Cristina Kirchner, porque -defendeu – este "premia o servilismo".

Ele também convocou a construção de um projeto de país diferente para evitar uma "sociedade dividida, com centenas de milhares de argentinos excluídos", disse em um agressivo discurso, no qual manifestou ter a certeza de que "a longa noite está chegando a seu fim".

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone