Procissão das Sanfonas homenageia Luiz Gonzaga

 O cortejo inicia após a benção dos sanfoneiros, em frente à Igreja das Dores

Em 2011 completa-se 22 anos de saudades de Luiz Gonzaga, o pernambucano que virou símbolo da cultura musical nordestina e é por ele e para ele que realiza-se, há três anos consecutivos, a Procissão das Sanfonas. Neste ano o cortejo será realizado no dia 02 de agosto, a partir das 15h30, com saída da Praça Saraiva, no centro da cidade.

No ano do Mestre Pedro Damásio, a procissão leva todos os sanfoneiros da Chapada do Corisco para tocarem clássicos de Luiz Gonzaga desde a Praça Saraiva, seguindo pelo calçadão da Simplício Mendes e chegando à Praça da Bandeira com muita animação e interação com os transeuntes, encerrando com o Concerto Sanfônico para Teresina. O cortejo inicia após a benção dos sanfoneiros, em frente à Igreja das Dores.

O objetivo é contemplar a população que trabalha no centro de Teresina, além de fazer parte da comemoração aos 159 anos da capital piauiense. A ideia é de Vagner Ribeiro, coordenador de Cultura Popular da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), que organiza o evento com o apoio da Prefeitura de Teresina para a realização do encontro anual de todos os "gonzagueanos" da cidade em homenagem ao Rei do Baião.

Fonte:180 graus