Sem categoria

Bolivianas iniciam Cúpula Social em Cochabamba

A Confederação de Mulheres Camponesas Bartolina Sisa confirmou que se iniciaram nesta segunda-feira (25) em Cochabamba a 3ª Cúpula Social de Mulheres da Bolívia para respaldar o atual processo de mudança.

Júlia Ramos, dirigente máxima desse agrupamento, precisou que o foro, que se estende até esta terça-feira, contará com a assistência do presidente Evo Morais.

Ramos agregou que o encontro, com edições anteriores em Sucre e Santa Cruz, servirá ademais para conseguir maior participação nacional e internacional em políticas de desenvolvimento.

"Nós, mulheres, esperamos que na cúpula de Cochabamba se consolide o pacto pelo aprofundamento da reivindicação de seus direitos, da família, a comunidade e do país", acentuou.

Também disse que o evento permitirá demonstrar a unidade, o avanço das mulheres no campo e a cidade, para trabalhar em temas concretos.

Assim explicou que analisarão aspectos da agenda internacional como a defesa dos recursos naturais, e os direitos da Mãe Terra.

O palco da Terceira Cúpula Social é o coliseu Casto Méndez, localizado na Coronilla , com a assistência de representantes de México, Equador, Chile, Argentina, Guatemala, entre outros países.

Nesses dois dias de debates, são discutidos mecanismos de interação entre as mulheres e os poderes executivo e legislativo, asim como as governadorias e municípios, para um desenvolvimento com participação equitativa das mulheres.

A Bolívia também será sede em 2012 da 2ª Cúpula de Mulheres Indígenas Abya Yala.

Com Prensa Latina